Semana Santa na Catedral de Évora


A solenidade da Páscoa celebra-se no Sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor e é esse o ponto culminante do ano litúrgico e as celebrações que o integram são, portanto, as mais importantes da vida das comunidades cristãs.

Na Catedral de Évora, as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.

Contudo, antes do Tríduo Pascal, no próximo domingo, dia 25 de Março, pelas 17h30, acontecerá a Bênção de Ramos, presidida pelo Arcebispo de Évora, na igreja da Misericórdia de Évora, seguindo-se, pelas 17h45, a Procissão de Ramos para a Catedral, onde se celebrará a Eucaristia.

Quanto ao Tríduo Pascal, na Catedral de Évora, na Quinta-feira Santa, pelas 10h, será celebrada Missa Crismal. Às 18h30, será celebrada a Eucaristia comemorativa da Ceia do Senhor, seguida de Adoração do Santíssimo Sacramento até às 22h.

Na Sexta-feira Santa, pelas 10h, celebração de Laudes e, às 15h, celebração da Paixão do Senhor, com Adoração da Cruz e Comunhão, sendo o ofertório para os lugares Santos. Pelas 22h, na igreja do Calvário, sairá a Procissão do Enterro do Senhor, que terminará na igreja da Misericórdia, onde haverá a celebração da tumulação do Senhor.

No Sábado Santo, pelas 10h, celebração de Laudes e, às 21h30, Solene Vigília Pascal. A celebração tem início nas escadas da Catedral de Évora, com a bênção do lume novo.